Mundo Vedacit / Instituto Vedacit

Instituto VEDACIT apoia fundo emergencial Volta por Cima

A iniciativa beneficia 50 negócios de impacto que atuam em periferias.

6min. de leitura

Compartilhar
Instituto VEDACIT apoia fundo emergencial Volta por Cima

As mais de 13 milhões de pessoas que vivem nas comunidades periféricas do Brasil podem ser as principais vítimas do Covid-19. Nessas áreas – com alta concentração de moradores em habitações pequenas, insalubres e muitos sem acesso à água tratada –, o potencial dano causado pela pandemia adquire dimensões maiores diante da vulnerabilidade econômica e social. Nesse cenário, os empreendedores de impacto social, com produtos e serviços voltados a amenizar a escalada da pobreza e a escassez econômica, têm papel preponderante durante o combate do coronavírus e no contexto pós pandemia.

Para apoiar a sobrevivência desses negócios – que geram renda, empregos e apoiam a economia na qual estão inseridos – a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP) e o Banco Pérola anunciaram uma aliança estratégica para conceder crédito com juros zero e acompanhamento a 50 negócios de impacto social. A ANIP é resultado da parceria entre A Banca, Artemisia e FGVcenn; o fundo Volta por Cima conduzirá aportes em negócios selecionais com apoio de doações feitas pelo Instituto Vedacit, Potencia Ventures, Fundação ARYMAX, Instituto Humanize, Fundação Tide Setubal, Votorantim Cimentos, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), Gerdau, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto C&A, Fundação Telefônica Vivo e INSEAD Alumni Association Brazil.

 

Com foco na concessão de empréstimos sem juros para cobrir despesas essenciais de negócios com forte atuação nas periferias – e que foram afetados pela crise decorrente do Covid-19 –, o fundo emergencial Volta por Cima conta com doações de pessoas físicas e jurídicas. Neste primeiro momento, a concessão será restrita a negócios do portfólio de acelerados da ANIP e da Artemisia, que se encaixam no perfil proposto pela iniciativa. O fundo será acolhido pelo Banco Pérola, OSCIP de crédito habilitada pelo Ministério da Justiça para conceder empréstimos. A Artemisia, organização pioneira no Brasil no apoio a negócios de impacto social, conduzirá a chamada para os potenciais beneficiários que integram os portfólios.

A proposta do fundo Volta por Cima – que usou como base os resultados da pesquisa conduzida pela Artemisia com 78 empreendedores da rede sobre o impacto da pandemia nos negócios em estágio inicial – é apoiar negócios com capacidade de execução e que apresentam risco imediato, de curto e de médio prazos. Essa avaliação foi fundamental para termos uma fotografia dos efeitos do cenário atual nesse recorte do nosso portfólio, detectando os riscos que acometem os negócios de diferentes setores e modelos.

Cada negócio receberá R$ 15 mil, que podem ser pagos em até 12 parcelas sem juros, com carência de seis meses. E à medida que os empréstimos forem pagos, o fundo passa a ter a possibilidade de apoiar, no futuro, novos negócios.

Uma nova forma de enxergar os negócios de impacto da periferia

Nas periferias brasileiras emerge um novo pensamento sobre negócios de impacto social, liderado por uma geração de empreendedores que unem potência de inovação, impacto e superação. Para apoiar e potencializar esse empreendedorismo transformador, A Banca, a Artemisia e o FGVcenn se uniram, em 2018, para criar a Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP), iniciativa pioneira no tema. Em 2020, as organizações conduziram um reposicionamento estratégico, passando a atuar como Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP).

INSTITUTO VEDACIT I O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas - com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

O Instituto Vedacit é responsável pelo Portal Futuro das Cidades, criado para informar e estimular uma discussão diversa e construtiva sobre o amplo universo contemplado pelo conceito Cidade. Acesse: www.futurodascidades.com.br.

VEJA ARTIGOS RELACIONADOS