Aqui você encontra os termos mais usados na construção civil.

Ab

abatimentoAbatimento - É um teste simples, também chamado "Slump Test", feito na obra, no qual se mede o índice de plasticidade (trabalhabilidade) em milímetros, de um concreto. Este ensaio regula a quantidade de água e/ou aditivo necessário para o lançamento do concreto.

Abrasão - Desgaste causado pelo atrito de objetos em superfícies sólidas.

Absorção - Capacidade de um corpo, em sua massa, de atrair e reter, moléculas (partículas) de outro.

Acrílico - Polímeros obtidos através de ácidos acrílicos ou metacrílicos e de seus derivados.

Adensamento - É o processo de obtenção do concreto compacto com o mínimo de vazios, após a colocação das formas. A compactação se dá através de processos manuais ou mecânicos, que provocam a saída do ar, facilitam o arranjo interno dos agregados e melhoram o contato do concreto ou argamassa com a forma e a armação.

Adesivo - Substância ou produto capaz de manter materiais unidos pela junção de suas superfícies.

Adesivo estrutural - Substância ou produto capaz de manter materiais unidos pela junção de suas superfícies com uma resistência final muito elevada, dando às peças unidas uma característica estrutural monolítica.

Aditivo - Material que se adiciona em pequenas proporções, não superiores a 5% do peso do cimento do traço, às argamassas e aos concretos durante sua preparação, com a finalidade de melhorar e modificar algumas de suas propriedades.

Aditivo acelerador - É o aditivo que através de ação catalítica, acelera o tempo de pega e endurecimento do cimento Portland. Pode ainda ter propriedades impermeabilizantes, aumento das resistências iniciais e finais, etc.

Aditivo densificador - Aditivo que proporciona maior coesão ao concreto, melhorando suas propriedades de resistência mecânica, resistência ao desgaste, impermeabilidade e aspecto físico.

Aditivo expansivo - Aditivo que compensa a retração natural das argamassas durante a cura. É utilizado principalmente em encunhamentos entre paredes e vigas.

Aditivo fluidificante - Possui a propriedade de fluidificar a pasta de cimento, facilitando sua penetração em bainhas e trincas.

Aditivo hiperplastificante - Aditivo que permite grande redução na quantidade da água de amassamento, melhorando as propriedades de fluidez ou resistência, além de impermeabilizar o concreto e evitar a segregação e a exsudação.

Aditivo impermeabilizante - Aditivo que produz hidrofugação do sistema capilar dos concretos e argamassas, sem impedir a respiração dos materiais.

Aditivo incorporador de ar - Possui a propriedade de aumentar a trabalhabilidade dos concretos, especialmente nos traços com baixo consumo de cimento e deficientes de granulometria fina.

Aditivo lubrificante - Aditivo que, através da incorporação de ar, melhora as características de resistência e acabamento do concreto com baixo consumo de cimento ou com misturas muito secas.

Aditivo plastificante - Possui a propriedade de melhorar a hidratação do cimento através da modificação das características físicas da água.

Aditivo polifuncional - Aditivo com ação simultânea de plastificante e superplastificante, e alto poder de redução de água.

Aditivo redutor de água - Mantém a trabalhabilidade do concreto mesmo com a redução do fator água/cimento, proporcionando aumento das resistências mecânicas.

Aditivo retardador - Provoca o retardamento do tempo de pega do concreto, devido ao envolvimento dos grãos de cimento, prolongando assim por mais tempo as reações de pega. Facilita a dissipação de calor, desenvolvido durante a pega, evitando o surgimento de um forte gradiente de retração, causa da microfissuração superficial. Outra função é aumentar o tempo de utilização do concreto desde a saída da usina até o local de lançamento.

Aditivo superplastificante - Proporciona grande redução do atrito entre os agregados e o cimento, permitindo a redução da água de amassamento e melhorando as características do concreto.

Ag

Agregado - Material inerte (areia, saibro, seixo, pedregulho,etc), de origem mineral, empregado na sua forma natural ou fragmentado utilizado nas argamassas e concretos.

Albumina - Qualquer membro de uma classe de proteínas solúveis em água e coaguláveis por aquecimento. Ex.: clara de ovo.

Álcali - Qualquer hidróxido, ou óxido, dos metais alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio e césio).

Alcalino - Referente a, ou próprio de um álcali ou de uma base forte em solução aquosa.

Alcatrão - Produto semi-sólido ou líquido, resultante da destilação de materiais orgânicos (hulha, linhito, turfa e madeira).

Alicerce - Ou Fundação. Sistema estrutural cuja finalidade é absorver os esforços das lajes, vigas, pilares e sobrecargas e transmiti-las e dissipa-las ao solo.

Alvenaria - Conjunto de assentamento, de tijolos ou blocos, com argamassa, que podem ter finalidade estrutural ou de vedação.

Amarração - Arranjo de materiais de modo a formarem um travamento único e estável. O termo é aplicado principalmente para tijolos em alvenaria,.

Apicoar - Trabalhar uma superfície lisa até que ela fique com uma textura rugosa, antiderrapante. A fim de aumentar a aderência desta superfície.

Areia fina - Areia cujo diâmetro máximo do grão está compreendido entre 0,25 e 1 mm.

Areia grossa - Areia cujo diâmetro máximo do grão está compreendido entre 2,5 e 5 mm.

Areia média - Areia cujo diâmetro máximo do grão está compreendido entre 1 e 2,5 mm.

Argamassa - Composição de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e /ou cal) e água, usada para assentamento ou revestimento de alvenaria. A argamassa pobre é a mistura com menor quantidade de aglomerante (cal e /ou cimento), responsável pela aglutinação; já a argamassa rica tem o aglomerante em abundância.

Argila expandida - Partículas arredondadas de argilas submetidas a alta temperatura e com massa unitária menor que o agregado obtido natural ou artificialmente de rocha. Com a finalidade de enchimento ou revestimento de um local.

Armadura - É um sistema de arranjo de barras de aço que interagem junto ao concreto, cuja função é absorver os esforços de tração e cisalhamento em uma peça estrutural.

Armadura (em sistemas de impermeabilização) - Elemento flexível, de forma plana, destinada a absorver esforços, conferindo resistência mecânica aos diferentes tipos de impermeabilização

Arranque (ferragem) - Armação de aço deixada para concretagem posterior.

Asfalto - Material sólido ou semi-sólido, de cor entre preta e marrom escura, que ocorre na natureza ou é obtido pela destilação de petróleo, que se funde gradualmente pelo calor, e no qual os constituintes predominantes são os betumes.

Assentamento - Consiste na colocação de qualquer peça (blocos) em um. local determinado.

Autoclave - Máquina que opera em altos graus de temperatura e pressão. é usada em processos de impregnação de fungicidas e preservativos na madeira.

Autoportante - Elemento que tem rigidez mecânica suficiente para sustentar a si mesmo.

Azulejo - Ladrilho vidrado, branco ou colorido, com ou sem desenhos e relevo, empregado para revestir paredes e compor painéis decorativos.

B

Bainha - Local onde são colocados os cabos de protensão para que sejam tracionados sem o contato com o concreto.

Balanço - Prolongação de uma peça estrutural, que se avança para além da prumada de uma construção, sem estrutura de apoio aparente.

Baldrame - São conjuntos de vigas de concreto armado ou alvenaria, que unem as fundações de qualquer tipo.

Batida de chuva - Incidência eventual da água da chuva, impulsionada pelo vento, sobre superfícies verticais ou inclinadas, não projetadas para funcionar como cobertura.

Beiral - Prolongamento do telhado para além das paredes externas, protegendo-as da ação das chuvas e do sol.

Betume - Mistura de hidrocarbonetos de consistência sólida ou líquida, de origem natural ou pirogênica.

Borracha clorada - Resina sintética

Brita - Tipo de agregado graúdo, produzindo pela fragmentação de rocha que pode ser classificado em diâmetro mínimo de: brita 0 (2,4 mm); brita 1 (4,8 mm); brita 2 (9,5 mm); brita 3, (19 mm); brita 4 (32 mm). Usado para o preparo de concreto, no lastro de rodovias e outras obras.

Butadieno - Hidrocarboneto

Ca

Caimento - Termo usado para referencia da inclinação da queda d'água em pisos, lajes ou telhados, expressos em grau ou porcentagem.

Cal - Substância branca obtida pela calcinação do carbonato de cálcio, usada na confecção de argamassas

Cálculo estrutural - Cálculo que estabelece a dimensão e a capacidade de carga dos elementos de uma estrutura.

Calda de cimento - Argamassa fluida (água + cimento) que, por gravidade, preenche os orifícios, frestas e trincas inacessíveis à argamassa comum.

Calha - Dispositivo que conduz água ou outros produtos. Pode ser feito com diversos materiais, como zinco, cobre, plástico, ferro galvanizado, fibrocimento e até mesmo alvenaria (embutida).

Chapisco - Interface de argamassa de cimento e areia grossa, aplicada em uma superfície com objetivo de torná-la áspera, facilitando a aderência do emboço (massa grossa).

Chumbamento - Processo de fixação em geral. Na construção civil é empregado para assentamento de batente, portas, janelas, etc.

Cimento - Substância em pó, aglomerante, utilizada para ligar certos materiais, que, umedecido, se usa em estado plástico, depois endurecendo, pela reação com a água.

Cimento polimérico - Argamassa a base de cimento, aditivada com polímeros que lhe conferem plasticidade e impermeabilidade.

Cimento Portland - Obtido pela pulverização de uma mistura de materiais calcários e argilosos, é comumente usado em concretos e argamassas em geral.

Cisterna - Reservatório de água situado abaixo do nível do solo.

Clarabóia - É uma área envidraçada na laje de cobertura de uma construção, cujo objetivo é suprir de iluminação um ambiente desprovido de janelas externas.

Cloreto - Qualquer sal derivado do ácido clorídrico.

Co

Coluna - Elemento estrutural de sustentação, quase sempre vertical.

Concreto - É o material composto basicamente pela mistura de cimento Portland, agregado miúdo, agregado graúdo, água e eventualmente adições ou aditivos químicos. Cimento, areia, brita e água.

Concreto aparente - Superfícies de concreto com textura, proteção e acabamento aceitável para permanecerem expostas permanentemente.

Concreto armado - Concreto composto de armadura passiva (barras de aço) que trabalham para resistir às cargas atuantes, através da aderência entre eles. Ao concreto comum é adicionado armação feita com barras de aço.

Concreto auto-adensável - Concreto super plástico, que não exige vibração na obra, com abatimento em torno de 180 mm. Geralmente dosado com aditivos. Sua grande utilização é em tubulões profundos, paredes-diafragmas, estacas-hélices ou em peças nas quais a taxa de armadura é muito elevada.

Concreto bombeado - Concreto que é transportado através de tubulação por meio de bombeamento.

Concreto de alto desempenho(CAD) - Concreto que apresenta elevada resistência à compressão, com alta durabilidade e módulo de elasticidade. Reduzindo a permeabilidade à água, gases e risco de corrosão, devido ao seu elevado grau de compacidade.

Concreto dosado em central - É o concreto preparado em usinas, obedecendo a normas específicas para cada tipo de obra.

Concreto massa - Concreto executado em volume de grandes dimensões que exige medidas para reduzir a geração do calor de hidratação do cimento. Para isso é necessário um baixo consumo de cimento, evitando assim a ocorrência de trincas térmicas.

Concreto pré-moldado - Concreto fabricado em local que não seja a sua posição final.

Concreto projetado - Concreto projetado, através de mecanismo de ar comprimido. Há dois tipos de aplicação: via seca, em que a maior parte da água é adicionada à mistura no bico de projeção; e via úmida, em que o aditivo acelerador de pega é adicionando ao concreto pré-misturado somente no bico de projeção.

Concreto protendido - Concreto no qual são introduzidas armaduras ativas, previamente tensionadas por equipamentos especiais de protensão com a finalidade, de impedir ou eliminar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e proporcionar o melhor aproveitamento dos aços de alta resistência no Estado Limite Último.

Contrapiso - Camada de argamassa para regularização e nivelamento de piso executada antes do revestimento.

Corrosão das armaduras - Processo de modificação química ou estrutural das ferragens expostas, provocado pela ação química ou eletroquímica espontânea de agentes agressivos do meio ambiente.

Cura - É o procedimento utilizado para manter a água de amassamento do concreto preservado, após o lançamento evitando assim a evaporação e o aparecimento de trincas superficiais. Garantindo que o cimento seja todo ele hidratado.

D

Demão - Cada película de tinta ou de produto afim aplicada sobre uma superfície base ou sobre outra película anteriormente aplicada.

Demarcação (tinta) - Determinação de limites por meio de pintura de faixas.

Desforma - Retirada das fôrmas usadas na modelagem do concreto, após o processo de cura.

Desmoldante - Agente lubrificante, de consistência cerosa ou oleosa, que facilita a retirada das fôrmas (moldes) usadas na concretagem, além de proporcionar maior vida útil e maior reaproveitamento destas fôrmas.

Dosagem - Determinação das quantidades dos componentes do traço de um concreto ou argamassa para atender a determinadas características pré-estabelecidas.

Dureza Shore A - Método para determinação da dureza de elastômeros vulcanizados, utilizando o aparelho chamado durômetro. Este método é utilizado somente para materiais macios (NBR 7318).

E

Elastômeros - Polímeros naturais ou sintéticos que conferem características elásticas ao produto final.

Emulsão - Dispersão de um líquido obtida através de um agente emulsificante.

Emulsão acrílica - Dispersão de polímeros acrílicos em água

Emulsão asfáltica - Produto resultante da dispersão de asfalto em água, através de agentes emulsificantes

Endurecedor superficial - Substância que, aplicada sobre cimentados e concretos, aumenta sua resistência ao desgaste mecânico e evita a formação de poeira.

Epóxi - A palavra "epoxi" vem do grego ep-(sobre ou entre) e do inglês oxy-(oxigênio). Literalmente significa oxigênio entre produtos. Reação de condensação da Epicloridrina e do Bisfenol A.

Escória de alto-forno - Subproduto da produção de aço, composto de óxidos básicos, utilizado na fabricação do cimento Portland.

Espuma expansiva de poliuretano - Substância que reage com a umidade do ar, expande e enrijece após a cura. É utilizada para assentamento de batentes e esquadrias, caixas de luz, sistemas de ar condicionado e para isolamento de tubulação.

Estireno - Hidrocarboneto

Estrutura - O conjunto das partes de uma construção que se destinam a resistir a cargas.

Exsudação - Líquido que atravessa os poros do material para a superfície da peça concretada.

F

Fachada - Qualquer das faces de um edifício. Sendo a fachada principal a que está voltada para o logradouro público.

Fator a/c (Fator Água/Cimento) - É a proporção da quantidade de água (em peso), em relação ao peso do cimento de uma argamassa ou concreto. O valor é dado em porcentagem.

fck - É a resistência característica à compressão. É a tensão de ruptura, expressa em MPa.

Fibra - Estrutura alongada que agrupada, unidirecionalmente, apresenta resistência à tração

Fissura - Abertura ocasionada por ruptura de um material ou componente, com espessura máxima inferior ou igual a 0,5 mm.

Fôrma - Estrutura metálica ou de madeira destinada a conter e dar forma ao concreto até que este esteja curado.

G

Gesso - Gipsita cozida a baixa temperatura, que faz pega com água. Utilizado para moldagens, revestimentos e fabricação de chapas acartonadas.

Granulometria - Método de análise que visa a determinação das proporções de partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos em um material granular.

Graute - Argamassa com aditivos e cargas especiais que lhe conferem características de fluidez ou expansão, utilizada em assentamento de máquinas e equipamentos, leves ou pesados.

H

Hidroasfalto - Emulsão asfáltica utilizada para impermeabilização na forma de pintura.

Hidrocarboneto - Composto constituído apenas por carbono e hidrogênio.

Hidrofugante - Propriedade das substâncias utilizadas para impermeabilização que tamponam os poros, sem impedir a respiração dos materiais.

Hidrófugo - Produto destinado a repelir água através da redução do ângulo de molhagem dos poros de um determinado substrato, podendo ser adicionado ao material ou aplicado sobre o mesmo.

I

Impermeabilidade - Propriedade de um produto de ser impermeável. A sua determinação está associada a uma pressão limite convencionada em ensaio específico.

Impermeabilização - Processo presente em várias etapas da obra, resultante de um conjunto de componentes e elementos construtivos (serviços) destinados a preservar a construção contra os efeitos da umidade e de vapores, seja ela proveniente do solo, das chuvas ou de vazamentos das tubulações. A impermeabilização geralmente é composta de um conjunto de camadas, com funções específicas, e deve ser prevista desde a fase de projeto da obra,.

Impermeável - Produto (material ou componente) impenetrável por fluidos.

Imprimação - Película, base solução ou emulsão, aplicada ao substrato a ser impermeabilizado, com a função de favorecer a aderência da camada impermeável.

Imunizante (para madeiras) - Agente preservativo que protege a madeira contra o ataque de insetos e fungos.

Infiltração - Penetração de água nas estruturas, na forma líquida ou de vapor, através de fissuras ou dos poros do material não impermeabilizado.

Infiltração - Penetração indesejável de fluidos nas construções.

Inibidor de corrosão - Proteção feita na armadura para evitar que o ferro ou aço seja atacado por agentes corrosivos, como gás sulfídrico, água, cloretos e nitratos.

Injeção de fissuras - Procedimento na qual é utilizado, ou por meio de gravidade ou sobre pressão, material fino (epóxi, calda de cimento) no interior da fissura e/ou trinca sem a necessidade de alterar sua abertura inicial.

Injeção de calda de cimento - Procedimento de preenchimento de vazios, em geral, utilizado em bainhas para concreto protendido.

J

Junta - Abertura com geometria uniforme e bem definida, entre elementos ou componentes contíguos, com a função de separar elementos com características distintas e permitir a livre movimentação relativa entre as partes.

Junta elástica - Espaço regular que serve para prevenir ou limitar as tensões provenientes de variações dimensionais do concreto, ou permitir a concretagem de grandes peças, mantendo o concreto impermeável a líquidos.

Junta fria - São juntas construtivas que aparecem, em geral, quando a concretagem é retomada depois do tempo de pega da camada anterior.

L

Laje - Peça estrutural disposta no sentido horizontal, apoiada sobre vigas, com a função de servir como piso e/ou teto de um ambiente.

Lançamento (do concreto) - É a colocação do concreto nas formas ou local de aplicação. Divide-se em três operações fundamentais: preparação da superfície que receberá o concreto; colocação do material; e maneira de como deve ficar depositado para receber a compactação.

M

Manta - Produto impermeável, pré-fabricado, obtido por calandragem, extensão ou outros processos, com características definidas.

Manta asfáltica - Manta composta de diversas camadas de feltro asfáltico (EB-636), coladas entre si com asfalto tipo 1 e 2, com ou sem cargas. As camadas de feltro asfáltico funcionam como suporte das camadas asfálticas e para resistir às forças de tração e cisalhamento, enquanto o efeito impermeabilizante é dado pelo asfalto.

Mástique - Produto de consistência pastosa, com cargas adicionais a si, adquirindo consistência adequada para preenchimento ou calafetação ou vedação, plásticas ou elásticas de aberturas de trincas, fendas ou juntas.

Membrana - Produto impermeabilizante, moldado no local, com ou sem estruturante.

Microbicida - Substância ou agente físico que tem o poder de matar os micróbios.

MPa - Abreviação da unidade de tensão MegaPascal. Corresponde a 10 kgf/cm2. A resistência característica do concreto à compressão é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua medida é o MPa (Mega Pascal), ou seja: Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton de maneira uniforme distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². Exemplo: O Fck 20 MPa tem uma resistência à compressão de 203,944 Kgf/cm².

P

Patologia - É o estudo dos problemas de uma edificação, disfunções físico/químico das estruturas de concreto, com o objetivo de identificar e indicar o tratamento, visando a recuperação do seu perfeito estado de utilização. Exige diagnóstico técnico.

Pavimento de concreto - É o tipo de pavimento em que as tensões solicitantes são combatidas tão somente pelo concreto e que não contém nenhum tipo de armadura distribuida, não se considerando como armadura, neste caso, eventuais sistemas de ligação ou transmissão de carga entre as placas formadas pelas juntas longitudinais e transversais.

Pega - É o fenômeno que compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento, propriedades estas essencialmente físicas, decorrentes, entretanto, de um processo químico de hidratação. É o momento em que a pasta adquire certa consistência que a torna imprópria para o trabalho.

Pilar - Peça estrutural no sentido vertical, que absorve as cargas das lajes e vigas e as distribui para as fundações da construção.

Pintura asfáltica - Proteção executada com materiais de base asfáltica que estão no estado líquido enquanto embalados, mas que solidificam depois de aplicados. Por essa razão são usados preferencialmente como pintura primária.

Pintura de proteção - Pintura com características definidas, aplicadas sobre a impermeabilização, para aumento da resistência da mesma ao intemperismo.

Piso - Peça estrutural no sentido horizontal que serve para isolar a construção do contato com o solo.

Pista de pré-moldado - Formas para confecção de pré-moldados, onde o concreto é lançado e adensado por máquinas específicas.

Polímeros - Substância constituída de moléculas caracterizadas pela repetição de um ou diversos tipos de monômeros (negligenciando-se os extremos de cadeias, os pontos entre cadeias e outras pequenas irregularidades)

Poliuretano - Polímero resultante da reação de di-isocianato com polióis

Pozolana - Produto de origem piroclástica (sedimentos originários das atividades vulcânicas explosivas)

Pré-moldado - v. Concreto Pré-moldado

Primer - Primeira demão de tinta

Projetado - v. Concreto Projetado

Protensão - Sistema de execução de estrutura em que são colocados cabos de aço tracionados por meio de macacos hidráulicos proporcionando à estrutura maior resistência, esbeltez e racionalização.

Protendido - v. Concreto Protendido

Q

Qmax - Parcela utilizada no cálculo estrutural para representar a carga móvel máxima.

R

Recuperação - Tratamento da edificação que pode envolver o reparo, reforço e o restauro, tornando-a apta à utilização.

Reforma - Obra que modifica qualquer dos seguintes atributos de uma edificação: área edificada, estrutura, compartimentação vertical e volumetria.

Reparo - Intervenção localizada com a finalidade de solucionar uma deficiência ou falha na edificação.

resinaResina sintética - Polímero ou monômeros dispersos na forma líquida ou em pó, subsequentemente curados, para conferir propriedades impermeabilizantes.

Retração - Ocorre devido à perda da água necessária para uma perfeita hidratação do cimento, por meio de evaporação, por absorção do agregado ou das formas. A conseqüência é a ocorrência de fissuras na superfície do concreto.

Revestimento - Camada de argamassa ou concreto que tem por finalidade dar proteção a uma peça contra a abrasão e o contato com agentes agressivos.

Rufo - Peça de alumínio, zinco ou chapa galvanizada, que pode ser moldada à superfície, a fim de evitar a infiltração de água. É geralmente utilizada na parte superior de muros.

S

Sapata - Tipo de fundação rasa, executada em concreto armado que tem por finalidade absorver todos os esforços provenientes das lajes, vigas e pilares transmitindo-os para o solo.

Segregação - É a dispersão da pasta de cimento dos agregados. Pode ocorrer devido ao efeito da gravidade no lançamento, quando os agregados graúdos chegam primeiro que a pasta, ou por falta de pasta para o traço.

Shed - Tipo de cobertura dividida em seções verticais que proporcionam iluminação e seções inclinadas que escoam a água das chuvas. Seu perfil se assemelha aos dentes de uma serra.

Silicone - Resina sintética à base de silício. Confere aos materiais uma tensão superficial menor que a da água, fazendo com que a tensão superficial da água não seja rompida e que esta escorra, sem encharcar os materiais. Esta aplicação é denominada hidrofugação.

Slump - v. Abatimento

T

Talude - É um processo de corte inclinado em um terreno com o objetivo de se conseguir um equilíbrio estável.

Tecido - Fibras de origem natural ou sintética que sofreram um processo de fiação ou tecelagem.

Tixotrópico - É a propriedade que todo gel tem de modificar sua viscosidade quando submetido à movimentação.

Traço - Proporção de cada material a ser utilizado em uma argamassa ou concreto. Esta proporção pode ser especificada tanto em volume quanto em peso.

Trinca - Abertura ocasionada por ruptura de um material ou componente com espessura superior a 0,5 mm e inferior a 1 mm.

U

Umidade do solo - Água existente no solo, absorvida e/ou adsorvida pelas partículas do mesmo.

V

Vedação - É a aplicação de material para calafetar os espaços vazios e para proteger contra a penetração de água e agentes agressivos.

Vertedouro - Dispositivo mecânico destinado ao extravasamento controlado de água

Véu de fibras de vidro - Material utilizado como armadura, obtido pela aglutinação de fibras longas de vidro.

Viga - Peça estrutural disposta no sentido horizontal, que serve para absorver os esforços da laje e distribuí-las para os pilares.